sexta-feira, 1 de junho de 2012
A cultura da Colômbia resulta essencialmente da mestiçagem cultural dos povos nativos com a influência colonizadora espanhola. A religião toma um aspecto muito importante na definição da identidade cultural do país: 95% da população é católica. Muito do que pode ser dito sobre os hábitos culturais deste país é também aplicável a outros países da América Latina.
FAMÍLIA:
Em termos gerais, a instituição familiar é de grande importância para os colombianos, o que está de acordo com os princípios da religião praticada pela maioria da sua população. As famílias, por mais extensas que sejam, têm por hábito formar agregados familiares numerosos. É frequente que parentes afastados vivam na mesma casa.
Os estereótipos são também visíveis nos papéis atribuídos ao homem e à mulher – o homem trabalha e sustenta a família, enquanto que as tarefas domésticas e de educação dos filhos cabem às mulheres. Na classe média, principalmente, verifica-se que muitas mulheres começam também a trabalhar fora de casa, ainda que o seu rendimento seja, na maior parte dos casos, secundário para a economia doméstica. Esta situação comporta, contudo, algumas alterações culturais e de mentalidades
Os rituais relacionados com família e religião têm um papel de grande relevância para a maioria da população. O baptismo, por exemplo, ajuda a estabelecer e a fortalecer laços familiares. As testemunhas do baptismo, “padrinos” (padrinhos) têm um papel importante durante o crescimento e educação da criança, supondo-se mesmo que ajudem financeiramente os pais no sustento das crianças.
Existe um grande contraste em termos de infra-estruturas familiares. Enquanto que os povos ameríndios do oeste, junto à fronteira com o Peru, continuam a viver em cabanas cobertas de folhas de palmeira, em Bogotá, a capital, a população de 7,15 milhões (de um total de 44 milhões da população do país) vive em edifícios de grandes dimensões
LAZER:
O futebol é o desporto nacional por excelência, como acontece, de resto, na esmagadora maioria dos países da América Latina. Ver os jogos pela televisão é, dos passatempos nacionais, o mais popular. As vitórias da seleção nacional são celebradas de forma exuberante. É considerado, contudo, uma ocupação masculina: muitos homens e rapazes dedicam o seu tempo livre a esta modalidade desportiva.
A tourada, desporto tradicional que os colonizadores espanhóis trouxeram para a América do Sul, mantém-se bastante popular. Existem várias praças de touros em Bogotá e outras das principais cidades do país.
GASTRONOMIA:
O povo colombiano dá importância especial ao almoço, que costuma ser degustado entre as 13 e 14 horas. A refeição consiste, em geral, de uma sopa, seguida de um prato principal (seco ou bandeja). No final, a sobremesa é geralmente acompanhada de algum refresco ou sumo.
Entre as bebidas alcoólicas, são populares a aguardente e o rum. O café é muito apreciado, especialmente na forma de “tinto” (uma chávena pouco cheia de café muito forte). Em Bogotá bebe-se ainda o chocolate santafereño, servido com queijo e pão (habitualmente, deita-se o queijo no chocolate).
Muitas variedades de fruta, totalmente desconhecidas do ocidente europeu e América do Norte, são apreciadas na Colômbia, como o zapote, lulo, curuba, mamoncillo, uchuva, fraijoa, granadillas (parecidas com o maracujá), mamey, borojo, tamarindos, guanába e pitaya. Algumas destas frutas só podem ser saboreadas em determinas regiões da Colômbia, não sendo de uso vulgarizado.
As folhas de bananeira são de uso comum na cozinha tradicional, por exemplo nos “quesillos” (queijo enrolado nestas folhas) e nos “tamales”.
segunda-feira, 28 de maio de 2012
curiosidades da Colômbia
1. Com o nome oficial de República da Colômbia, é uma república constitucional do noroeste da América do Sul. Sua capital é Bogotá.
2. A palavra Colômbia significa terra de Cristóvão Colombo, e foi concebida por Francisco de Miranda para se referir a todo o Novo Mundo, especialmente aos territórios sob domínio espanhol e português.
3. Parte do Círculo de fogo do Pacífico, uma região do mundo sujeita a terremotos e erupções vulcânicas, a Colômbia é dominada pelas montanhas dos Andes.
4. O território colombiano também inclui uma série de ilhas do Caribe e do Pacífico.
5. É o terceiro país mais populoso da América Latina, depois do Brasil e do México.
6. Simon Bolívar, herói da independência colombiana, é também considerado herói na Venezuela, no Panamá e no Equador.
7. A FARC (Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia) age desde 1995. É o movimento guerrilheiro mais importante e mais antigo da América Latina ainda em atividade.
8. A Colômbia possui a quarta maior população de língua espanhola do mundo, seguida de Estados Unidos, México e Espanha.
9. O país é o segundo maior produtor mundial de café. O café colombiano é conhecido em todo o planeta por sua excelente qualidade.
10. Primeiro produtor latino-americano de carvão e o maior produtor mundial de esmeraldas. Mais de 95% da produção mundial de esmeraldas saem da Colômbia.
11. Seu maior problema não é a questão política, mas sim o tráfico de drogas, principalmente devido ao Cartel de Cali, que tem uma receita estimada de 5 bilhões de dólares anuais.
12. A música na Colômbia incorpora ritmos caribenhos, salsa cubana e música espanhola dos Andes.
13. Com exceção do Natal e do Ano Novo, todos os feriados colombianos são remanejados para a segunda ou sexta-feira. Ou seja, lá não existe feriado no meio da semana.
14. As atrações turísticas mais populares incluem o distrito histórico de Candelaria no centro de Bogotá, a cidade murada e as praias de Cartagena, as cidades coloniais de Santa Fe de Antioquia, Popayán, Villa de Leyva e Santa Cruz de Mompox.
15. A cozinha colombiana consiste primordialmente de frango, porco, batata, arroz, e sopas. Pratos regionais interessantes incluem: ajiaco (sopa de batatas e frango); hormiga culona (prato sofisticado que consiste em formigas fritas); e lechona (suculento porco recheado de arroz).
sexta-feira, 11 de maio de 2012
quinta-feira, 10 de maio de 2012
A bandeira da Colombia
A bandeira da Colômbia foi adotada em 1861, semelhante às bandeiras do Equador e da Venezuela, deriva das cores escolhidas pelos libertadores que se levantaram contra o domínio espanhol na América espanhola. Considera-se criador da composição cromática o general Francisco Miranda. A bandeira simboliza a Pátria, sua história e nacionalidade. A bandeira tem três listras horizontais:
Amarelo: Na parte superior, ocupa a metade do tamanho total; representa a riqueza de solo.
Azul: No centro e simboliza os mares que banham território.
Vermelho: Na parte inferior, significa o sangue derramado pelos heróis nos campos de batalha pela pátria e pela liberdade.
O comprimento e a largura da bandeira devem ter uma proporção de dois a três.
No dia 20 de julho é comemorada a independência da Colômbia, em Letícia capital do Departamento do Amazonas o dia foi lembrando com um grandioso desfile cívico-militar.
Um pouco da História de Colômbia
A Colômbia é um país da América do Sul. Seu limite ao norte é o Mar das Caraíbas, ao leste é a Venezuela e o Brasil, ao sul o Peru e Equador e a oeste o Oceano Pacífico e o Panamá. Além do território continental, inclui também dois pequenos territórios insulares, o território de San Andrés e Providencia, no Mar das Caraíbas, e a ilha de Malpelo, no Pacífico. É o segundo país mais populoso da América do Sul, com aproximadamente 45 milhões de habitantes, e é o terceiro país mais rico desta. É também o 25º maior país em área no mundo e o quarto da América do Sul, com 1.141.748 km² [1]
Sua capital é Bogotá, fundada em 1538, com o nome de Santa Fé de Bogotá. Hoje possui quase sete milhões de habitantes, é a maior cidade do país e uma das mais populosas da América do Sul e do mundo.
Administrativamente, o país é dividido em 32 departamentos e em quatro distritos. A sua forma de governo é a República, com o presidente e o vice exercendo o mandato por quatro anos. A língua oficial é o castelhano, herdado dos colonizadores espanhóis que foram metrópole do país até o início do século XIX. Algumas de suas músicas típicas são o bambuco e a cumbia.
Com as crises institucionais na Espanha, por volta de 1808, começaram movimentos pela libertação das colônias espanholas nas Américas. Em 20 de Julho de 1810, acontece a primeira tentativa de proclamação da independência. Uma longa guerra pela independência liderada principalmente por Simón Bolívar e Francisco de Paula Santander, terminou em 7 de Agosto de 1819, após a Batalha de Boyaca. Neste ano, o Congresso de Angostura, fundou a República da Grã-Colômbia.
O país era formado no momento por Nova Granada e Venezuela, tendo o Equador sido incorporado posteriormente. Pouco depois, houve falta de consenso entre federalistas e unionistas. Após vitórias dos primeiros, Venezuela e Equador se separam do país e constituem duas repúblicas separadas.
quarta-feira, 9 de maio de 2012
Um Pouco Sobre a Colombia
República da Colombia:
lema:"Libertad y Orden"(espanhol)"Liberdade e Ordem"
hino:
Oh gloria inmarcesible !
Oh Júbilo inmortal !
En surcos de dolores
El bien germina ya !
Cesó la horrible noche ! la libertad sublime
derrama las auroras de su invencible luz.
La humanidad entera, que entre cadenas gime,
comprende las palabras del que murió en la cruz.
Independencia grita el mundo americano;
se baña en sangre de héroes la tierra de Colón.
Pero este gran principio: el Rey no es soberano,
resuena, y los que sufren bendicen su pasión.
Del Orinoco el cauce se colma de despojos;
de sangre y llanto un río se mira allí correr.
En Bárbula no saben las almas ni los ojos,
si admiración o espanto sentir o padecer.
A orillas del caribe hambriento un pueblo lucha,
Horrores prefiriendo a pérfida salud.
Oh, sí de Cartagena la abnegación es mucha,
y escombros de la muerte desprecia su virtud.
De Boyacá en los campos el genio de la gloria
con cada espiga un héroe invicto coronó.
Soldados sin coraza ganaron la victoria;
su varonil aliento de escudo les sirvió.
Bolivar cruza el Ande que riega dos océanos;
espadas cual centellas fulguran en junín.
Centauros indomables descienden a los llanos,
y empieza a presentirse de la epopeya el fin.
La trompa victoriosa en Ayacucho truena;
y en cada triunfo crece su formidable son.
En su expansivo empuje la libertad se estrena,
del cielo americano formando un pabellón.
La virgen sus cabellos arranca en agonía
y de su amor viuda los cuelga del ciprés.
Lamenta su esperanza que cubre loza fría,
pero glorioso orgullo circunda su alba tez.
La patria así se forma termópilas brotando;
constelación de cíclopes su noche iluminó.
La flor estremecida, mortal el viento hallando,
debajo los laureles seguridad buscó.
Mas no es completa gloria vencer en la batalla,
que el brazo que combate lo anima la verdad.
La independencia sola al gran clamor no acalla;
si el sol alumbra a todos, justicia es libertad.
Del hombre los derechos Nariño predicando,
el alma de la lucha profético enseñó.
Ricaurte en San Mateo en átomos volando,
deber antes que vida con llamas escribió.
Capital:Bogotá
Lingua oficial:espanhol
Grupos étnicos
58% mestiços
20% Branco
14% Mulato
4% afro colombiana
3% Zambo
1% ameríndia
terça-feira, 8 de maio de 2012
segunda-feira, 7 de maio de 2012
Comemoração do bicentenário da Independência da Colômbia
Foto de reféns já libertados pelas Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia são dispostas em helicóptero usado na operação de resgate, entre elas Ingrid Betencourt, que permaneceu mais de cinco anos sob poder da guerrilha. A exposição foi montada pelo governo colombiano em comemoração aos 201 anos de Independência do país, celebrado também com desfile das Forças Armadas colombianas.
Benefícios Da Independência Da Colômbia
A independência da Colômbia foi proclamada em 1811, graças ao gênio militar e político de Bolívar. Mas as represálias espanholas não se fizeram esperar e só em 1819 foi criada a República da Colômbia. Após a morte de Bolívar (1830), a Grande Colômbia que compreendia os territórios do Equador, Venezuela e Panamá desfez-se com a independência do Equador e da Venezuela e em 1903 do Panamá. Portugal foi o primeiro país europeu a reconhecer a independência da Colômbia. Com autonomia e independência, a Colômbia viveu anos conturbados, vítima de sucessivas revoluções. Os partidos tradicionais mantiveram o seu poder até aos anos 90, mas o desassossego civil, a guerrilha entre os cartéis da droga não cessaram por todo o país, assumindo proporções espetaculares pelas implicações na ordem social e política, tendo sido necessário empreender, no terreno, uma verdadeira guerra, em que se evidenciou também a pressão de outros países, nomeadamente os EUA.
Assinar:
Postagens (Atom)